Programa Jatobazinho

Situada na região da Serra do Amolar, em Corumbá, MS, a Escola Jatobazinho abrange os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental e é referência em ensino de qualidade para a região. A escola integra a rede municipal de ensino e os alunos são crianças e adolescentes das comunidades ribeirinhas, estudando em regime de internato.

O embrião da Escola Jatobazinho, atividade central do Acaia Pantanal, foi a Escola Itinerante, projeto piloto criado em abril de 2008 com o objetivo de alfabetizar adolescentes e adultos e desenvolver habilidades profissionais.

A Escola Jatobazinho iniciou suas atividades em 2009 com 39 crianças e adolescentes das comunidades ribeirinhas com defasagem na idade escolar. A antiga pousada Jatobazinho, situada em uma fazenda desativada próxima à Baia do Castelo, na região da Serra do Amolar, em Corumbá, MS, foi recuperada e adaptada para abrigar a escola.

Referência de ensino de qualidade para a região, a Escola Jatobazinho atua em parceria com a prefeitura local, integrada à rede municipal de ensino, vinculada ao Polo Porto Esperança, e abrange os cinco primeiros anos do Ensino Fundamental em regime de internato. A escola conta com a valiosa parceria da Fundação Bradesco, através do programa de assessoria pedagógica Educa+Ação.

ATIVIDADES

A escola funciona em regime de internato, já que a região é de difícil acesso e a distância impede o deslocamento frequente dos alunos para suas casas. Esse regime também permite o acompanhamento mais intenso dos educadores às crianças e adolescentes, garantindo a aceleração do processo de aprendizagem. Há atividades dirigidas, com acompanhamento integral de profissionais durante a permanência no ambiente escolar.

A escola funciona em regime integral, com o período da manhã dedicado às atividades curriculares convencionais e o período da tarde às oficinas de projetos socioeducativos.

As aulas têm início em fevereiro. Os alunos residem na escola de segunda a sábado e retornam à escola na segunda-feira. Os bimestres letivos duram de 45 a 60 dias, seguindo-se recesso de duas semanas para, período em que acontece a capacitação e folga dos educadores. Ao longo do ano, ocorrem cinco capacitações e recessos, sendo que em julho há três semanas de férias e, no final do ano, um mês e meio.

METODOLOGIA

A escola adota a prática pedagógica de educação integral, em que são disponibilizadas as disciplinas e conteúdos do Currículo Nacional da Educação Básica, além de atividades no contraturno que visam a formação humana, ética e cultural. Conta com a assessoria pedagógica da Fundação Bradesco, por meio do programa Educa+Ação, que é responsável pelo conteúdo didático das atividades curriculares, supervisão pedagógica, avaliação dos resultados e capacitação dos professores.

INFRAESTRUTURA

A antiga pousada da Fazenda Jatobazinho, cedida ao Acaia Pantanal, foi reformada, adaptada e ampliada, abrigando a Escola Jatobazinho, na região da Serra do Amolar.

A primeira etapa das obras de infraestrutura, teve início em novembro de 2008, objetivando condições de segurança e funcionalidade às instalações para o início do ano letivo, em março de 2009. Contenção de encostas fluviais, sistema de tratamento de água e esgoto, serviços de terraplenagem, reformas do depósito, dormitório para os alunos, salas de aula e administração, foram concluídos em maio de 2009.

Em dezembro do mesmo ano, iniciaram-se novas obras para a criação de mais duas salas de aula, ampliação de refeitório e cozinha e construção de abrigo para barcos, além da reforma da oficina e do depósito de material náutico e esportivo.

De 2011 a 2013 as obras realizadas sem interrupção garantiram à escola novos espaços como: 6 novas salas de aulas, três novos alojamentos para alunos, alunas e funcionárias operacionais, nova garagem de barcos, cozinha e lavanderia.

Hoje a escola conta cinco salas de aulas e uma sala multimídia, sede administrativa, dormitórios para alunos e alunas, funcionários e funcionárias operacionais e dormitório de professores, cozinha e refeitório, lavanderia, garagem para barcos e trator,oficina e casa de gerador,  sistema de tratamento de água, além de áreas de esporte e recreação como piscina, campo de futebol, e trilha para caminhada.