ateliescola_acaia.jpg

O ateliescola acaia é uma escola experimental que atende em sua maioria crianças e adolescentes da Favela do Nove, da Favela da Linha e do Conjunto Habitacional Cingapura Madeirite, próximas à Ceagesp, em São Paulo. Dentro de uma proposta de educação integral associada a "oficinas de fazeres", um dos objetivos do ateliescola é desenvolver e formalizar um programa que articule educação, saúde e cultura.

Em 2005, o Instituto adquiriu um barraco na Favela do Nove com o objetivo de ter uma relação direta com as comunidades. Assim, os desafios sociais e domésticos que influenciavam as atividades educativas puderam ser melhor compreendidos. A iniciativa originou a abertura de mais um barraco-escola, este na Favela da Linha, e também a criação formal do ateliescola Acaia em 2016, com as primeiras duas turmas de Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental.

 Alguns ex-alunos da escola, formados em cursos técnicos e universitários, continuam como parceiros do ateliescola em seus diversos projetos, como o Xiloceasa e as Artesãs da Linha Nove, além de participarem de eventos realizados pelo ateliescola, como os saraus e a Feira da Mistura – voltada para arte, artesanato e publicações independentes.



ateliescola acaia
R. Dr. Avelino Chaves, 80
Vila Hamburguesa · São Paulo · SP
05318-040 · Brasil

Tel + 55 11 3643 5511
secretariaescola@acaia.org.br

 
 
 
 

APOIE O TRABALHO Do ateliescola