INSTITUCIONAL

O Instituto Acaia é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à educação. Fundado em 2001 como organização social privada, o instituto orienta suas atividades através de três núcleos: ateliescola acaia, Centro de Estudar Acaia Sagarana e Acaia Pantanal, que desenvolvem atividades socioeducativas e são financiados por doações, convênios e um fundo patrimonial (endowment) capaz de garantir a perenidade dos núcleos e seus projetos.

IMG_0332.JPG


A história do Instituto Acaia começou em 1997, na Vila Lepoldina, em São Paulo, quando a artista plástica Elisa Bracher passou a receber crianças das favelas do entorno da Ceagesp e do Conjunto Habitacional Cingapura Madeirite em seu ateliê de artes. Logo as atividades se expandiram e passaram a envolver propostas de marcenaria, culinária, capoeira e música para as crianças, além de uma oficina de bordados e costura para mães.

Em 2000, esses programas tornaram-se diários e oferecidos no contraturno da escola formal. Um ano depois, em três de abril de 2001, o Acaia foi constituído formalmente, tendo Fernão Bracher como presidente. Após presidir o Instituto Acaia por 18 anos, Fernão faleceu em fevereiro de 2019. Desde então, Fernando Reinach, um dos membros do conselho de administração, assumiu a presidência do instituto.


ACESSE OS relatórios e BALANÇOS AUDITADOS DO INSTITUTO ACAIA


Presidente
Fernando Reinach

Conselho de Administração
Beatriz Sawaya Botelho Bracher
Candido Botelho Bracher
Eduardo Mazzilli de Vassimon
Elisa Sawaya Botelho Bracher
Fernando de Castro Reinach

Membros do Conselho Fiscal
José Irineu Nunes Braga
Mario Luiz Amabile
Marcio Akira Kashihara

Auditoria
Price Waterhouse Coopers


APOIE O TRABALHO DO INSTITUTO ACAIA EM SEUS TRÊS NÚCLEOS